quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Gravidas e aparelhos ortodônticos




Olá Barrigudinhas! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vim com um tema que aconteceu comigo e que gerou muitas dúvidas. Eu descobri minha gravidez justamente nas vésperas de colocar aparelho nos dentes. E achei que não poderia colocar, mas ao conversar com minha dentista, ela esclareceu minhas dúvidas.

Um ponto a ressaltar é a questão das radiografias, elas não são recomendadas. Mas no meu caso, eu já havia feito antes de saber da gravidez. Não foi o melhor, mas eu usei o colete de chumbo e no caso desse tipo de radiografia a exposição é pequena não representando perigo ao feto. Mas só o seu dentista ou médico pode decidir se os benefícios superam os riscos e te indicar fazer as radiografias na gestação. No caso de você necessitar fazer outros procedimentos e necessitar de anestesia, minha dentista também me segurou que todas que tomei não representavam perigo para gestantes, assim seu dentista também pode lhe indicar a melhor opção.

Como eu já havia feito as radiografias, a dúvida foi: E agora, posso colocar o aparelho? Grávidas podem sim colocar aparelho, mas o tratamento pode ser um pouco mais demorado que o esperado, pois pode acontecer de a gestante não conseguir fazer manutenções todos os meses, principalmente as vésperas do nascimento e nos primeiros meses do bebê.

Nesse período a gengiva da mulher fica mais sensível e pode inflamar, assim são necessários cuidados redobrados com a higiene, com ou sem o aparelho. No caso dos aparelhos, existe acessórios que te auxiliam na limpeza, como escovas próprias, o passa fio. Não esqueça do fio dental! De preferencia após o almoço e antes de dormir. Se como eu você ficar preguiçosa rsrsrsrsr, use-o pelo menos antes de dormir.

Bem, até agora parece tudo indo muito bem, mas como nesse blog o intuito é partilhar minhas experiencias, agora vai o que eu achei: Odiei!!! kkkkkkkkkkk. Sério gravidinhas, Mas não desanimem, vou explicar pra vocês. Eu coloquei justamente na semana que os enjoos e mal estar ficaram mais intensos, assim fiquei toda sensível, E nos primeiros dias o aparelho corta toda a boca, fica difícil se alimentar e os dentes doloridos. Mas o que me fez odiar, foi fato dos alimentos grudarem e entrarem no aparelho, e eu fiquei com nojo, nojo mesmo, Perdi até o gosto de comer nas primeiras semanas, foi bem difícil. 

Hoje já está melhor, estou começando a acostumar, como os enjoos já diminuíram, já não me incomoda tanto os alimentos entrarem nele, mas continua chato, o bom que isso me obriga a escovar os dentes após todas as refeições, até mesmo entre o almoço e sobremesa, dependendo do alimento.

E um ponto positivo é que meu tratamento não é tão longo, vai terminar logo após o bebê nascer. Se deixasse pra depois, talvez poderia desanimar,já que teria que fazer outras radiografias e tem a correria de cuidar de um bebê.

E aí, algumas de vocês já passaram por essa situação? Deixem nos comentários suas experiencias! Beijinhos! E até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário